3 em cada 4 brasileiros querem delegar o máximo possível de trabalho à IA.
Estudo anual de tendências do trabalho da Microsoft mostra que líderes querem usar a inteligência artificial para aumentar a produtividade, e não demitir
Publicado em 15 de Junho de 2023 às 09:30 AM

De acordo com o Annual Work Index 2023, um estudo anual realizado pela Microsoft com mais de 30 mil pessoas em cerca de 30 países, 74% dos brasileiros desejam delegar o máximo de tarefas possíveis à Inteligência Artificial (IA) para diminuir suas cargas de trabalho. O estudo abrangeu preocupações de funcionários, lideranças e empregadores em relação às recentes mudanças e ao contexto atual do mercado de trabalho.
O papel da inteligência artificial vai além das operações corriqueiras do trabalho. Segundo 81% dos brasileiros entrevistados, a IA pode ser utilizada para tarefas administrativas, enquanto 88% a empregariam em funções de natureza analítica, e 82% consideram seu uso em trabalhos criativos.
Surpreendentemente, 41% dos gerentes brasileiros entrevistados afirmaram que implementariam a IA com o objetivo de aumentar a produtividade de seus funcionários, em vez de reduzir o número de empregados. Apenas 11% das lideranças do país consideram a redução de empregados como objetivo principal. Essa proporção de 3,7 vezes maior para a implantação da IA visando a produtividade é mais significativa no Brasil do que em outras regiões do mundo, sendo apenas 2 vezes maior na América do Norte e na Europa, e 1,9 vez maior na Ásia e no Pacífico.
No entanto, apesar do interesse e da vontade de aproveitar os benefícios da inteligência artificial, sua aplicação efetiva no ambiente corporativo ainda enfrenta desafios. Enquanto 46% dos brasileiros afirmam ter as competências necessárias para cumprir as responsabilidades de seus cargos, quase 90% dos gerentes do país afirmam que buscarão funcionários que possuam habilidades para lidar com o avanço da IA.
Essa discrepância indica que há uma lacuna a ser preenchida em termos de capacitação e desenvolvimento de habilidades adequadas para aproveitar ao máximo o potencial da IA. A demanda por profissionais que possuam conhecimentos e competências em IA continuará crescendo, e aqueles que estiverem preparados e atualizados nesse campo terão uma vantagem significativa no mercado de trabalho.
À medida que a IA continua a evoluir e se integrar cada vez mais às operações empresariais, é essencial que tanto os indivíduos quanto as organizações invistam em aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades relevantes para maximizar os benefícios e superar os desafios associados ao uso dessa tecnologia.
A inteligência artificial tem o potencial de transformar a maneira como trabalhamos, permitindo a automação de tarefas rotineiras e liberando tempo para atividades mais estratégicas e criativas. No entanto, para que essa transformação seja bem-sucedida, é necessário um esforço conjunto para capacitar as pessoas e adaptar as estruturas organizacionais para tirar o máximo proveito dessa revolução tecnológica.