6 tendências para o mercado imobiliário em 2023
Publicado em 03 de Abril de 2023 às 11:00 PM

Com a retomada da economia e o avanço da vacinação contra a COVID-19, o mercado imobiliário brasileiro deve apresentar uma série de tendências em 2023. Confira a seguir seis delas:
1. Valorização de imóveis em cidades menores
Com a possibilidade do trabalho remoto se consolidando, muitas pessoas estão optando por morar em cidades menores, onde é possível ter uma melhor qualidade de vida. Essa tendência deve continuar em 2023, fazendo com que as propriedades nessas cidades se valorizem.
2. Maior oferta de imóveis compactos
Com a alta dos preços dos imóveis, especialmente nas grandes cidades, a tendência é que sejam construídas unidades mais compactas, como apartamentos de um ou dois quartos. Esses imóveis podem ser mais acessíveis para a maioria das pessoas e, portanto, devem ter uma boa demanda.
3. Tecnologia nos imóveis
Cada vez mais, os compradores de imóveis buscam propriedades com tecnologia embarcada. Em 2023, deve haver uma maior oferta de imóveis com automação residencial, sistemas de segurança inteligentes, carregadores para carros elétricos, entre outros recursos.
4. Aceleração da digitalização no mercado imobiliário
Com a pandemia, o mercado imobiliário teve que se adaptar rapidamente à digitalização, com a realização de visitas virtuais, assinaturas eletrônicas de contratos, entre outras soluções tecnológicas. Essa tendência deve se consolidar em 2023, tornando o processo de compra e venda de imóveis mais ágil e seguro.
5. Aumento da demanda por imóveis comerciais
Com a retomada da economia, é possível que a demanda por imóveis comerciais, como salas e lojas comerciais, aumente. Isso pode ser impulsionado pela abertura de novos negócios, como resultado do crescimento da economia e do aumento do consumo.
6. Maior uso de energias renováveis
Cada vez mais, os consumidores estão preocupados com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Em 2023, deve haver uma maior oferta de imóveis com soluções de energias renováveis, como painéis solares, sistemas de captação de água da chuva, entre outras opções.
As tendências desenvolvidas acima mostram que o mercado imobiliário brasileiro deve continuar em constante evolução em 2023. A valorização de imóveis em cidades menores, a maior oferta de imóveis compactos e a presença de tecnologia nos imóveis devem ser algumas das principais características do mercado imobiliário nesse ano. Além disso, a interferência da digitalização e o aumento da demanda por imóveis comerciais também devem ser fatores importantes para o setor. Por fim, a preocupação com a sustentabilidade deve apoiar o uso de energias renováveis em imóveis.