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Alta demanda por imóveis pode ser realidade no 2º semestre em Itatiba

Publicado em 30 de Julho de 2021 às 02:45 PM

Por Julia Yembo | MTb 91600

 

Pesquisa realizada indica aumento da busca por imóveis já entre setembro e outubro de 2021. Momento de prosperidade no mercado imobiliário é motivado por condições impostas pela pandemia.

 

A última pesquisa realizada pela Datastore prevê o melhor semestre para o mercado imobiliário em todo o século XXI. A empresa, que se dedica ao levantamento de dados para o segmento de imóveis, observa que a intenção de compra de imóveis chegou a 28,7%. Para isso, foram entrevistadas 1.647 pessoas entre 4 de junho e 2 de julho.

A população residente do Brasil está atualmente quantificada em mais de 213 milhões de pessoas, indicando que cerca de 14,5 milhões de família teriam interesse em adquirir um imóvel nos próximos dois anos. A probabilidade de fechamento de negócio na aquisição imobiliária seria de 13% (1,9 milhão de novos imóveis).

O presidente e fundador da Datastore Marcus Araujo analisa que, com o aumento do PIB no segundo semestre de 2021 e a manutenção das atuais condições econômicas, o setor imobiliário pode alcançar a maior demanda por imóveis já registrada no século, ainda entre setembro e outubro. 

 

Reconfiguração

A pandemia teve um papel determinante para a prosperidade do mercado, uma vez que o investimento em melhorias no ambiente doméstico substituiu gastos em viagens, por exemplo.

Para Marcus, “historicamente, desde a virada para o século 21, nunca um contingente tão grande de famílias teve interesse em adquirir imóveis. Isso se deve ao fato de os imóveis terem se adaptado aos tamanhos menores oferecendo tickets finais mais acessíveis para a classe média, e os produtos populares terem juros muito acessíveis”.

 

Tendências

A região sudeste é responsável por boa parte da alta demanda. Na pesquisa realizada pela Datastore, observou-se que, apenas no Estado de São Paulo, contabiliza-se mais de 30% da intenção total de compra. Esse índice não era atingido desde o ano de 2011.

Além disso, é evidente o clamor por novos empreendimentos: “hoje, um lançamento no Brasil tem probabilidade de [esgotar] vendas em oito meses. O mercado está respondendo assim pois existe muito mais demanda do que oferta”, finaliza o especialista Marcus Araujo.

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