Aplicando o SPIN Selling no Mercado Imobiliário: Um Guia para o Sucesso
O SPIN Selling segue uma filosofia de vendas centrada no cliente
Publicado em 28 de Setembro de 2023 às 05:27 PM

O cenário do consumidor mudou e as abordagens tradicionais de vendas estão se tornando menos eficazes. Hoje, os consumidores têm mais poder de decisão e, portanto, a abordagem dos agentes imobiliários também deve evoluir. A proposta é que os agentes não devam mais empurrar as vendas para os clientes, mas adotem uma abordagem consultiva para oferecer propriedades que realmente atendam às suas necessidades. E o SPIN Selling é a estratégia que pode te ajudar a colocar isso em prática.
Os consumidores não estão apenas procurando um imóvel; eles estão buscando uma solução para seu problema. Para oferecer o melhor tipo de imóvel, é fundamental entender melhor suas necessidades. O SPIN Selling é baseado em perguntas elaboradas para ajudar os agentes a descobrir essas informações e fornecer um serviço de qualidade.
Quer entender como o SPIN Selling pode ser aplicado no mercado imobiliário? Continue lendo neste artigo!
O que é SPIN Selling?
O SPIN Selling segue uma filosofia de vendas centrada no cliente. Em outras palavras, o processo de vendas é feito sob medida para cada indivíduo. Para fazer isso funcionar, os agentes ou equipes de pré-vendas precisam fazer algumas perguntas aos compradores em potencial.
Nessa etapa, o profissional que conduz a interação deve praticar a escuta ativa para encontrar conexões entre as questões. Afinal, a ideia é ter uma conversa, não um interrogatório.
O SPIN é dividido em quatro tipos de perguntas:
- Situação: Envolve entender o contexto atual do consumidor, auxiliando na compreensão dos aspectos iniciais da venda.
- Problema: É aqui que são identificados os motivos que levam o cliente a procurar um imóvel.
- Implicação: Depois de descobrir o problema, é importante entender suas implicações. Em outras palavras, envolve entender as consequências desses motivos na vida do cliente.
- Necessidade: Por fim, é possível ter um entendimento claro das necessidades do cliente e, assim, apresentar ofertas de imóveis personalizadas e alinhadas às suas expectativas.
Como aplicar o SPIN Selling no mercado imobiliário?
Para cada uma das quatro etapas, perguntas podem ser feitas para entender melhor as reais necessidades dos prospects.
Em muitas imobiliárias, a equipe de pré-vendas faz a qualificação e repassa as informações aos corretores, que podem então fazer uma abordagem mais direcionada. No entanto, esta estratégia deve ser adaptada para se adequar ao fluxo de trabalho específico de cada negócio.
Aqui estão algumas perguntas que sua equipe de vendas pode explorar durante o SPIN Selling:
- Situação: As perguntas nesta etapa focam na compreensão da situação atual do cliente. Isso ajuda os agentes a entender o contexto do prospect antes de mergulhar nos detalhes da oferta.
Exemplos de perguntas de situação:
Onde você mora atualmente?
Há quanto tempo você mora em sua residência atual?
Quantos familiares você tem?
Você aluga ou possui uma casa?
Você se desloca de carro ou transporte público?
Onde é seu local de trabalho e onde fica a escola de seus filhos?
O que você imagina como seu imóvel ideal?
- Problema: Aqui, você aborda os pontos problemáticos do cliente. Pergunte sobre suas dificuldades e insatisfações. As pessoas só fazem compras quando percebem que têm uma necessidade. Uma vez reconhecida essa necessidade, é mais provável que o comprador seja receptivo às propostas.
Exemplos de perguntas problema:
Por que você quer se mudar?
O que você procura em um imóvel?
Seu bairro atual é seguro?
Você enfrenta algum desafio de deslocamento em sua vida diária?
- Implicação: O objetivo das perguntas de implicação é destacar os benefícios da compra do imóvel ou ajudar o cliente a entender a gravidade de sua necessidade. Lembre-se de que as perguntas de implicação são baseadas nos problemas do cliente.
Exemplos de perguntas de implicação:
Quais atividades você perde por passar tanto tempo no trânsito?
Você acredita que sua qualidade de vida vai melhorar se você mudar para um novo imóvel?
Sua família estará em risco se você não mudar de residência? O que poderia acontecer?
Além dessas questões, é possível desenvolver muitas outras indagações a partir dos problemas identificados. Permita que o próprio cliente responda a essas perguntas. Não tente levá-los a escolhas óbvias. Eles precisam sentir a urgência de sua necessidade.
- Necessidade: Nesta etapa final do SPIN Selling, o objetivo é levar o seu cliente a considerar o valor da solução para o seu problema. No entanto, em vez de sugerir imediatamente propriedades específicas, tente fazer perguntas que revelem suas necessidades.
Aqui estão algumas ideias para perguntas nesta etapa:
Você prefere se mudar para um apartamento ou uma casa?
Gostaria de um condomínio com extensas áreas de lazer?
Qual seria a região mais interessante para você?
Quer morar perto de tipos específicos de estabelecimentos (farmácia, supermercado, padaria)?
Qual seria o tamanho ideal em termos de metragem quadrada? Quantos quartos? Você precisa de estacionamento?
Por que usar o modelo SPIN?
Passando pelas quatro etapas do SPIN Selling e obtendo as respostas, tanto os agentes quanto a equipe de vendas poderão recomendar imóveis de acordo com as necessidades dos potenciais clientes. Se o prospect procura um imóvel espaçoso porque pretende aumentar a família, é importante aplicar esse filtro antes de apresentar as opções iniciais. Essa ação otimiza o tempo dos agentes e proporciona uma experiência mais positiva para os clientes.
Quando você realmente ouve o que seu cliente deseja, você não apenas fecha mais vendas, mas também constrói relacionamentos duradouros. O público passa a ver sua imobiliária como uma especialista em solução de problemas, e isso vai refletir no desempenho de sua equipe de vendas.
À medida que o mercado imobiliário continua a evoluir, é crucial que os agentes adaptem sua abordagem de vendas para atender às novas necessidades dos consumidores. O SPIN Selling oferece uma estratégia centrada no cliente que se concentra na compreensão da situação, problemas, implicações e necessidades do cliente. Ao aplicar efetivamente o modelo SPIN, os agentes podem fornecer soluções personalizadas e sob medida, resultando em melhores resultados de vendas e satisfação do cliente a longo prazo.