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Entenda o conceito Home Staging e como aplicar no seu imóvel

Se você está vendendo ou alugando o seu imóvel, é essencial conhecer o termo Home Staging

Publicado em 03 de Outubro de 2023 às 05:39 PM

 

Se você está vendendo ou alugando o seu imóvel, é essencial conhecer o termo Home Staging, uma técnica que surgiu nos Estados Unidos na década de 70 e que continua sendo muito utilizada devido à sua passagem.

 

A corretora imobiliária Barb Schwarz criou o conceito de Home Staging há mais de 50 anos, ao perceber que a forma como os imóveis são apresentados pode impactar positivamente nos negócios.

 

Atualmente, essa estratégia é bastante comum nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, mas ainda é pouco explorada no Brasil. Neste artigo, você entenderá o que é o Home Staging e como aplicar essas técnicas para vender ou alugar o seu imóvel o mais rápido possível. Confira!

 

O que é Home Staging?

 

O Home Staging consiste em um conjunto de estratégias que facilitam a venda ou locação de imóveis. Também conhecido como "encenação em casa" (tradução literal), essa é uma abordagem de marketing imobiliário cujo objetivo principal é preparar uma casa ou apartamento para torná-los mais atrativos.

 

Ao aplicar esse conceito, é possível criar um ambiente que chame a atenção de possíveis compradores. É importante lembrar que o imóvel é o produto da negociação, portanto, ele precisa estar muito bem apresentado para causar uma ótima primeira impressão.

 

Embora seja uma das técnicas de vendas mais utilizadas em todo o mundo, o Home Staging ainda é pouco explorado no Brasil. A estratégia é mais comumente empregada por construtoras no momento de vender os imóveis recém-construídos, mas muitos profissionais do ramo imobiliário já reconheceram a importância dessa abordagem.

 

Diversos estudos já comprovam a eficiência desse conceito. Uma pesquisa publicada pela associação americana RESA (Real Estate Staging Association), por exemplo, revelou que imóveis que recebem técnicas de Home Staging vendem em média 73% mais rápido.

 

Além disso, o mesmo estudo permitiu que o uso dessas técnicas de vendas pode aumentar em até 20% o valor da propriedade. Dados como esses mostram a importância desse assunto no momento de vender ou alugar imóveis.

 

Como funciona?

 

Basicamente, o Home Staging busca identificar os pontos fortes do imóvel para valorizá-lo na perspectiva dos interessados e, ao mesmo tempo, reduzir ao máximo os pontos apagados e aprimorar a aparência para torná-lo mais atraente. A base do conceito é composta por três pilares: estratégias de marketing imobiliário, conhecimento do mercado e perfil dos possíveis compradores, além de estudos de design de interiores.

 

Primeiramente, ao colocar um imóvel à venda ou para locação, é necessário considerar o público-alvo, ou seja, os possíveis compradores. Qual é a principal qualidade de sua propriedade? Por exemplo, um apartamento pequeno certamente localizado próximo a uma estação de metrô será mais atrativo para jovens, pois muitos procuram moradias que facilitem o deslocamento para o trabalho. A partir disso, o anúncio do imóvel deve ser focado principalmente nessa informação.

 

Mas não para por aí: os cuidados devem começar com o anúncio, mas as estratégias devem ser amarradas à propriedade, que devem ser muito bem preparadas para atrair a atenção dos clientes.

 

5 dicas de como aplicar o Home Staging no seu imóvel

 

Essa estratégia pode ser aplicada em diferentes aspectos de uma propriedade, desde a higiene e arrumação de elementos visualmente dependentes até alterações incluídas. A seguir, apresentamos cinco dicas de como aplicar o Home Staging para vender um imóvel mais rapidamente:

 

1. Faça todas as manutenções necessárias


Seu imóvel possui algum tipo de imperfeição, como rachaduras na parede, manchas ou até mesmo uma porta quebrada? Um erro muito comum é não realizar todas as manutenções necessárias antes de vender. Esses são detalhes que podem afastar os clientes de uma possível compra ou locação.


2. Capriche na higiene


Você já se deparou com anúncios de casas ou apartamentos cheios de móveis que ocupavam praticamente todo o espaço? Isso causa uma sensação de bagunça e desorganização, não é mesmo?

Por isso, o ideal é fazer uma boa instalação no local, removendo tudo que esteja ocupando espaço e seja necessário. A ideia é apresentar um ambiente limpo, amplo, organizado e funcional para os clientes.

 

3. Destaque as melhores características do imóvel


Os pontos positivos devem ser destacados no seu imóvel. Se o local possui uma sala com decoração incrível e inesquecível, foque nesse ambiente. Lembre-se: a ideia é chamar atenção!

 

4. Acerte na iluminação


Uma casa ou apartamento mal iluminado transmite uma sensação de tristeza e monotonia, até mesmo em fotografias. Portanto, é necessário verificar se o ambiente está bem iluminado antes de iniciar a apresentação da propriedade.

 

5. Faça fotos de alta qualidade

Por fim, a última dica talvez seja a mais importante: tire fotos de extrema qualidade! As imagens serão o primeiro contato dos clientes com o imóvel, e se estiverem com baixa qualidade, pois as chances de venda podem diminuir consideravelmente.

 

Mas afinal, como tirar fotos de qualidade? É importante estudar um pouco sobre os melhores ângulos do local e caprichar na iluminação. Você não precisa ser um fotógrafo profissional nem ter um equipamento de última geração para tirar boas fotos.

Quanto mais nítidas e amplas, melhores serão as fotos do seu imóvel. Use e abuse da angulação dos ambientes e foque sempre nos pontos positivos do local. Se possível, peça a opinião de outras pessoas antes de usar-las no anúncio.

 

Ao aplicar as técnicas de Home Staging, você aumentará significativamente as chances de atrair compradores e alugar ou vender o seu imóvel mais rapidamente. Portanto, não subestime o poder dessa estratégia e invista na apresentação do seu imóvel para obter resultados positivos.

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