Saiba quais são os documentos necessários para contratar um financiamento de imóvel em Itatiba
Publicado em 03 de Abril de 2023 às 08:10 PM

Adquirir a casa própria é um dos maiores sonhos da maioria dos brasileiros. Com a facilidade no acesso ao crédito, esse desejo pode ser realizado mais facilmente, desde que tenha em mãos os documentos necessários para contratar um financiamento imobiliário.
Antes de fechar um negócio, é fundamental buscar informações para evitar possíveis contratempos. Compreender os procedimentos que envolvem o financiamento e saber quais são os documentos solicitados pelas instituições financeiras é essencial para que tudo tenha causado sem transtornos.
Para dar início ao processo de financiamento, é necessário apresentar os documentos de renda pessoal do comprador, que incluem RG, CPF, comprovante de nascimento e certidão de nascimento ou casamento. É importante lembrar que, caso o comprador deseje utilizar o FGTS, é preciso ter em mãos o extrato atualizado desse fundo, comprovantes de residência atual e antigo, carteira de trabalho e declaração do Imposto de Renda do último exercício, além da declaração do IR do combinando ou convivente, caso seja casado ou conviva em união estável.
Já para pessoa jurídica, é necessário apresentar o contrato ou estatuto social com as últimas alterações contratuais e estatutárias, além da certidão negativa de débito do INSS, certidão de quitação de tributos federais e certificado de regularidade do FGTS.
Em relação ao vendedor, a lista de documentos também varia de acordo com a categoria, sendo necessário apresentar RG, CPF, declaração de profissão, comprovante de residência, declaração de estado civil e certidão conjunta de débitos relativos a tributos federais para pessoa física. Para pessoa jurídica, é preciso apresentar cópia do contrato ou estatuto social, certidão negativa de débito e de impostos e contribuições federais, além da ata de eleição da diretoria registrada na Junta Comercial e uma carta assinada pelos representantes com firma reconhecida.
Por fim, é importante ter em mãos a matrícula do imóvel a ser financiado, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano vigente e a certidão negativa do IPTU.
Lembre-se que os documentos exigidos podem variar de banco para banco, por isso, é fundamental consultar a instituição financeira para ter certeza de quais são os documentos necessários para contratar um financiamento imobiliário. Agora que você sabe quais são eles, está mais próximo de conquistar o seu sonho da casa própria.